top of page
Buscar
saberesdocongo

Variações do congo no norte de Linhares






A região do município de Linhares ao norte do Rio Doce possui as bandas de Povoação, de Guaxe, e de Pedrolândia, além da Banda de Congo Zumbi de Palmares, criada ano passado na Paróquia de São João Batista de Linhares V, na sede. A pesquisa para a patrimonialização do congo do ES já vinha dando conta da grande diversidade de formas de manifestação do congo, no geral; nesta região, no entanto, encontramos diferenças ainda mais acentuadas entre essas bandas.

São bandas frequentam as festas umas das outras, ou seja, a forma própria de cada banda é a sua expressão frente aos outros grupos.



Povoação

Em Povoação, a equipe de pesquisa encontrou o Coordenador da banda de Congo de São Benedito de Povoação, Claudionor Soares, D. Juraci Mendonça Leite, Jaqueline Mendonça Leite, Sr. Getúlio Euzébio, decano da banda, e Poliana Queiroz, no salão paroquial ao lado da igreja, na tarde do dia 26/07. Falou-se da festa do povoado, dos planos para o Encontro Cultural, a ser realizado em novembro, e também sobre a “dancinha caiçara”, apelido que Mestre Izael, de Colatina Velha, dá à maneira da banda de Povoação dançar, em que seus integrantes giram em rodas de sentido contrário, como uma trança.



Guaxe

No dia seguinte, o técnico do Iphan Filipe — se juntou à equipe para um encontro com D. Celeste e Mestre Roberto, da Banda de Congo de Guaxe. Esta banda não aparece no levantamento preliminar realizado pelo Iphan em 2014-2015 porque seria uma banda de jongo. O vídeo a seguir foi feito na mesma época, na Festa do Caboclo Bernardo de 2015:

Dentre as cerca de sessenta bandas de congo existe grande diversidade de formas de expressão, e poucos elementos parecem ser universais, ou seja, aparecerem em todas as bandas. No entanto, o que as bandas têm em comum é mais do que as diferencia: comunidades que se organizam em encontros e festas com música, dança e devoção. O patrimônio imaterial tem nas formas uma referência, não uma “essência”.



Pedrolândia

No domingo, dia 28/07, a equipe foi à comunidade rural de Pedrolândia, onde encontrou com cerca de 20 participantes da banda de congo, entre eles Mestre Zuza. Este vídeo é a da festa de Regência de 2015:



Zumbi dos Palmares

Outra banda que não aparece no levantamento preliminar do Iphan, mas porque só foi fundada no ano passado, é a Banda de Congo Zumbi dos Palmares, comandada por Mestre Zezinho, de Linhares V, na sede do município. A banda faz parte do grupo União e Consciência Negra, no qual Mestre Zezinho atua há 36 anos.

O Projeto de Pesquisa “Identificação e Registro do Congo do Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional” (Patrimonialização do Congo do ES) foi criado através de uma parceria, via Termo de Execução Descentralizada, entre o IPHAN-ES e a Universidade Federal do Espírito Santo, com o apoio da FUCAM. Dá continuidade aos projetos “Saberes do Congo, saberes da Universidade”, da Prof.ª Elisa Ramalho Ortigão, e “O Congueiro”, do Prof. José Otavio Name, do Centro de Artes. Participam do projeto os bolsistas de pesquisa João Victor dos Santos e Daniel Zürcher.





Publicado por ocongueiro


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os caminhos do congo pelo ES

Os caminhos do congo pelo ES Uma olhada rápida no mapa de localização das bandas de congo do Espírito Santo já permite perceber que, de...

Comentarios


bottom of page